
26 de Março de 2025
Vocação Religiosa e Vocação Laical: quais as diferenças?
Blog
Vocacional
De um lado, a Vocação Religiosa Leiga: é o chamado de Deus que se tornou mais frequente nas últimas décadas. De outro, a Vocação Religiosa convencional, presente na Igreja desde os primeiros séculos. Será que há muitas diferenças entre elas?
Hoje você vai conhecer a história e as principais características de cada um desses chamados, sobretudo no Carisma dos Salvatorianos! Vamos descobrir como Deus usa cada missão para espalhar o Evangelho pelo mundo.
O que é a Vocação Religiosa?
A palavra “vocação” significa o chamado especial de Deus para cada pessoa viver segundo Seu plano de amor e serviço. Esse chamado tem duas dimensões: a universal e a específica.
A vocação universal, conforme o Catecismo da Igreja, é o convite à santidade feito a todos os cristãos. Independentemente da profissão ou do estado de vida, somos chamados a viver o amor e os ensinamentos de Cristo no dia a dia.
Dentro dessa vocação universal, existem as vocações específicas, que indicam caminhos concretos para alcançar a santidade. Entre elas, destaca-se a vocação religiosa, uma resposta de amor e entrega total a Deus, marcada pela oração, vida comunitária e pelo serviço.
Ressalta-se que a vocação religiosa se manifesta de duas formas: a vida monástica, voltada à contemplação em um ambiente de recolhimento, e a vida apostólica, que une a espiritualidade ao trabalho missionário, levando o Evangelho ao mundo.
A Vocação Religiosa dos Salvatorianos
Agora que você já conhece a vocação religiosa, que tal entender como ela acontece nos Salvatorianos?
Nosso carisma teve início no século XIX, em Roma, e é um chamado prático para viver e anunciar a missão de Jesus Cristo, seguindo o exemplo e a espiritualidade do Bem-aventurado Francisco Jordan.
Com o objetivo de “tornar conhecido e amado Jesus, o Salvador”, as religiosas e religiosos Salvatorianos fazem votos de pobreza (desapego de bens materiais), obediência (entrega à vontade de Deus, por meio dos superiores) e castidade (amor exclusivo a Deus).
Veja como funcionam as partes masculina e feminina!
Sociedade do Divino Salvador (SDS) – Masculina
Os padres e irmãos Salvatorianos dedicam-se à evangelização por meio de diversas formas, como missões, educação, saúde e comunicação. Com um coração aberto ao serviço, sua missão é levar o amor de Cristo ao mundo e formar discípulos em todos os lugares.
Congregação das Irmãs do Divino Salvador (SDS) – Feminina
As irmãs Salvatorianas, por sua vez, vivem sua vocação evangelizando e servindo especialmente nas áreas da educação, da saúde e da assistência social. Fortalecidas pela vida de oração e pela vivência comunitária, refletem o amor de Deus por meio de sua dedicação ao próximo.
Vocação Religiosa Leiga e seu papel na Igreja
Imagine se cada cristão fosse um jardineiro semeando amor, fé e generosidade por onde passa. É exatamente isso que a Vocação Religiosa Leiga propõe: espalhar, como sementes de um belo jardim, o Evangelho no dia a dia, em todos os ambientes possíveis.
Diferente da vida religiosa convencional, os leigos não vivem em conventos ou fazem votos religiosos. Eles são chamados a ser testemunhas de Cristo em suas famílias, em seus trabalhos, nas rodas de amigos e nas demais realidades.
Seu protagonismo ganhou força especialmente após o Concílio Vaticano II (1962-1965). Assim, o Papa Francisco destaca que os leigos são chamados a ser “Igreja em saída”, levando a fé para além dos templos e sendo “fermento na massa” da sociedade.
Leigos Salvatorianos: a fé vivida no cotidiano
A Família Salvatoriana inclui também a vocação religiosa leiga, que, embora não faça votos religiosos, assume o profundo compromisso de viver a espiritualidade salvatoriana no cotidiano.
Os primeiros grupos de Leigos Salvatorianos surgiram no Brasil em 1986 e, a cada ano, essa vocação alcança mais pessoas. Os homens e as mulheres exercem diversas profissões, constituem famílias e se tornam a luz de Cristo para o mundo.
Além disso, eles fortalecem sua vida espiritual e buscam a formação contínua, com o objetivo de tornar Jesus conhecido e amado em todos os lugares.
Como discernir qual vocação seguir?
Após entender as diferenças entre a vida religiosa e o laicato, precisamos reconhecer: como são lindas as vocações da Igreja!
E diante de tantos caminhos maravilhosos de amor e de entrega, é natural ter dúvida sobre qual seguir. Aqui vão três dicas práticas para descobrir vocação:
· Oração constante: dedique tempo para ouvir a voz de Deus em sua vida. A oração é essencial para compreender Seu chamado.
· Converse com quem já vive a vocação: falar com sacerdotes, religiosos ou leigos consagrados pode ajudar a esclarecer dúvidas.
· Esteja atento aos sinais: muitas vezes, Deus fala por meio das circunstâncias, das pessoas e dos acontecimentos em nossa vida.
Conheça a Família Salvatoriana mais de perto!
A Família Salvatoriana está presente em nove estados do Brasil e atua em diversas áreas pastorais e sociais.
Com mais de um século de história, nossa missão de levar o amor do Salvador a todas as pessoas segue firme, sempre guiada pela intercessão do Bem-aventurado Francisco Jordan.
Se você deseja conhecer melhor o nosso Carisma e as nossas formas de atuação, clique no banner abaixo e inscreva-se no nosso vocacional. Será uma alegria acolhê-lo!