ETAPA INICIAL: PERÍODO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL E ACOMPANHAMENTO VOCACIONAL
Tempo de discernimento vocacional – É um período de acompanhamento ao jovem vocacionado, que manifesta seu interesse de fazer parte da vida religiosa salvatoriana, em que o animador vocacional irá colaborar no seu processo de discernimento.
Antes do ingresso no Seminário Salvatoriano – O acompanhamento é realizado pelo Serviço de Animação Vocacional Salvatoriano (SAVS) e tem duração, no mínimo, de seis meses, a partir de convivências, visitas às famílias dos jovens, promoção de encontros vocacionais nas casas de formação salvatorianas.

1. ASPIRANTADO (PROPEDÊUTICO)
Ingresso no Seminário – O Aspirantado ou Propedêutico é o início da caminhada daqueles que ingressam no Seminário.
Processo de discernimento vocacional – O objetivo desta etapa é continuar o processo de discernimento iniciado na animação vocacional e fazer uma experiência de vida comunitária, de espiritualidade e do carisma salvatoriano, por meio de atividades formativas e atividades pastorais nas comunidades.

2. POSTULANTADO
Estudos filosóficos – No postulantado tem-se início os estudos filosóficos, com duração de três anos (faculdade).
Formação religiosa – Além dos estudos acadêmicos, é importante dar atenção à formação religiosa interna no Seminário, com encontros e conversas, sobretudo, entre formando e formador; também ocorrem atividades pastorais ligadas ao carisma Salvatoriano.
Experiências missionárias – Nas férias de julho, os jovens seminaristas fazem experiências missionárias nas paróquias e nas comunidades salvatorianas.

3. NOVICIADO
1 ano de experiência – Durante o período de um ano, os noviços se dedicam à vida de oração, ao convívio comunitário e à vivência concreta do carisma salvatoriano.
Profissão temporária dos votos – Ao final do noviciado, os noviços respondem “sim” ao chamado de Deus, por meio da profissão temporária dos votos de castidade, pobreza e obediência.
Escolha do estado de vida – Com a primeira profissão religiosa, o noviço também faz a escolha de seu estado de vida, isto é, se quer consagrar-se a Deus como irmão ou como padre.

4. JUNIORADO
Teologia – Nesta etapa, os religiosos de votos temporários cursam a faculdade de Teologia.
Profissão perpétua dos votos – O Juniorado também proporciona a vivência da consagração salvatoriana no seguimento de Jesus Cristo, assumindo pessoal e comunitariamente o carisma salvatoriano até o engajamento definitivo na congregação, pela profissão perpétua dos votos.
AQUI SE ABREM DOIS CAMINHOS:
- Irmão Salvatoriano: Aos que optam por serem irmãos, a formação inicial se encerra com a profissão perpétua.
- Padre Salvatoriano: Aos que querem abraçar a vocação sacerdotal, seguem as orientações para a ordenação diaconal e, posteriormente, a presbiteral
5. FORMAÇÃO PERMANENTE
Concluída a formação inicial, dá-se início à Formação Permanente, o campo desta nova fase abrange como um todo a vida do religioso, com o objetivo de promover a constante renovação do viver e do agir. Os religiosos salvatorianos são incentivados a buscar formações complementares dentro das áreas que mais tenham afinidade, seja por meio de uma nova graduação ou pela pós-graduação, podendo contribuir para a melhoria na reflexão e atuação na Igreja e no mundo.
