Nos tempos idos de 1944, a Província Brasileira fundava uma revista: “VOZ DO SALVADOR”, dedicada aos benfeitores e leigos ligados aos salvatorianos para tornar conhecido o vasto trabalho formativo nos seminários preparatórios, menores e no escolasticado, bem como o amplo trabalho missionário realizado nesta Terra de Santa Cruz. A “Voz do Salvador” não abordava somente assuntos referentes aos nossos seminários, como também uma gama de assuntos atinentes à Igreja, Pastoral, assuntos ligados à Província, novas ordenações, biografias de salvatorianos jubilandos, e especialmente assuntos ligados a P.U.C.S. (Pia União dos Cooperadores Salvatorianos) e, neste caso, me chamou a atenção os periódicos a respeito do Pe. Jordan.

Assim sendo, há tempos vinha pensando em reunir em um único volume a biografia do Padre Jordan. Através do meio de comunicação impressa, neste caso a “Voz do Salvador”, este era o mais moderno instrumento de comunicação para aquela época dos anos 1940 e 1950.

Entre os mais variados assuntos abordados pela “Voz do Salvador”, além de incentivar a generosidade dos zeladores e sócios da P.U.C.S., que muito contribuíram em tempos idos no custeio da formação dos seminaristas menores dos nossos seminários, teve a grande preocupação de apresentar traços biográficos do nosso fundador Padre Jordan.

A revista “Voz do Salvador”, por 17 anos foi um dos melhores meios de comunicação da Província Salvatoriana Brasileira, quando em 1961, com o nº 160, encerrou as suas atividades.

Voltando ao que nos interessa, a biografia de Padre Jordan foi por muitos dos nossos confrades e também dos não confrades, publicadas em diversas ocasiões sob uma multiforme quantidade de visões pessoais e históricas, e pareceres. Abordagens diversas e sob diversos ângulos foram descritas sobre a vida do Bem-aventurado Fundador.

A “Voz do Salvador”, em seu primeiro número, apresenta o Pe. Francisco Jordan sob o título de “Servo de Deus”, e assim se estende por 36 títulos, até concluir com a primeira missa celebrada pelo Padre Jordan.

Todos os títulos do biografado foram reunidos neste simples fascículo, respeitando o máximo possível o linguajar próprio daquela época das publicações dos artigos do nosso Pai-fundador.

Pe. Estanislau de Oliveira Lima, sds.

Sobre o autor, apresentemos em poucas linhas quem era o Pe. Estanislau. O nome civil de batismo era Geraldo, nasceu em Limoeiro do Norte-CE, filho de Mamede de Oliveira Lima e de Anacleta Costa Oliveira.

Nasceu no dia, 17 de fevereiro de 1925 e veio a falecer em Campinas no dia 09 de setembro de 1945, com apenas 39 anos de idade.

Entrou no seminário preparatório muito cedo, com apenas 11 anos de idade, no dia 23 de janeiro de 1936, no seminário da Vila Arens, Jundiaí-SP. Após o noviciado, realizado no Bairro da Piedade, Rio de Janeiro-RJ, emitiu seus primeiros votos religiosos no dia 02 de fevereiro de 1942. Fez os votos definitivos no dia 15 de agosto de 1946, em Jundiaí-SP.

Recebeu o subdiaconato no dia 31 de maio de 1947, o Diaconato no dia 19 de julho de 1947 e foi ordenado sacerdote em Roma, no dia 20 de setembro de 1947.

Os estudos superiores, os fez no escolasticado “Mater Salvatoris”, em Indianópolis, São Paulo-SP, e por dois anos morou em Roma, para completar os estudos superiores. Ele era considerado grande professor no seminário de Jundiai e na Universidade em Campinas. Viveu intensamente a vida religiosa na Congregação por 22 anos, e por 16 anos, o Sacerdócio.

Ele colaborou com a revista salvatoriana “Voz do Salvador”, escrevendo 36 inserções sobre o Padre Jordan, sob título “Servo de Deus”, ainda quando ele era escolástico. Quando publicou os periódicos do ‘Servo de Deus’, ele era escolástico:  Fr. Estanislau, SDS. Ele descreve de uma forma suave, leve e singela, alguns traços biográficos do Pe. Francisco Jordan. Fr. Estanislau, SDS aborda a vida do Pe. Jordan a partir da sua infância e conclui a biografia com a primeira missa celebrada pelo Pe. Jordan.

Pe. Bruno Retore, SDS

    Arquivista-Provincial