
19 de Março de 2025
PEREGRINOS DE ESPERANÇA PELAS ESTRADAS DE MERCEDES!
Noticia
Entre os dias 26 de dezembro de 2024 e 08 de janeiro de 2025, o Jn. Fabiano Maffi, SDS, o Pe. Paulo José Floriani, SDS, e eu, Jn. Emiliano Manuel Álvarez Rodríguez, SDS, viajamos para o Uruguai, especificamente para a cidade de Mercedes, a fim de vivermos a experiência de uma missão na minha cidade natal. Juntaram-se a nós jovens e leigos da própria paróquia, e também um grupo de jovens e um sacerdote, vindos da capital, Montevideo.
A ideia de vivermos tal experiência missionária surgiu de diálogos durante a experiência apostólica na região de Jundiaí-SP e Várzea Paulista-SP, em 2024, motivada pelo fato de termos uma vocação do referido local, e também a presença das Irmãs Salvatorianas da Província Colombiana, que sozinhas administram a Paróquia São João Batista. Esta situação nasce do fato de que a Diocese de Mercedes é composta por 14 paróquias e apenas dez presbíteros, denotando uma grande impossibilidade de pleno atendimento a todas as áreas. Soma-se a esta realidade ad intra eclesial, a própria situação religiosa ad extra do país, sendo o Uruguai o país mais secularizado de nossa América Latina.
A missão consistiu em visita às famílias, bênção das casas e estabelecimentos, que parece ser algo muito simples para nós, mas não para a realidade local, haja vista a situação eclesial supramencionada. Vale ressaltar que, contrariando todas as expectativas, fomos muito bem recebidos pelas famílias. Também houve um momento formativo sobre Sinodalidade e Ministerialidade, com o Pe. Paulo José Floriani, SDS. Todos os dias tivemos a oportunidade de celebrar a Eucaristia com a Comunidade Local, além de fortes momentos de oração e de adoração ao Santíssimo.
No dia 4 de janeiro, houve a festa dos Reis Magos, momento bastante significativo para a realidade onde estávamos. Tradicionalmente no Uruguai, tal festividade é celebrada, cujo caráter tem ganhado uma conotação popular, sendo esperada por todas as famílias, especialmente pelas crianças. Procuramos assim, diante desta realidade, reafirmar os esforços que a Igreja Local realiza a cada ano, a fim de imprimir-lhe o verdadeiro significado: a Epifania do Senhor. Com a presença de muitas crianças e familiares, foram feitas brincadeiras e esportes com as crianças, contando com a esperada chegada dos Reis Magos, trazendo presentes que haviam sido previamente recolhidos como doação.
Além do mais, durante esses dias de missão, os dois ramos da Família Salvatoriana (Padres/Religiosos e Irmãs) fizemos a experiência de marcar presença em duas rádios locais da cidade, compartilhando expectativas, sonhos, realidades de Igreja, experiências de missão, tentando comunicar, através da palavra, o impulso carismático e apostólico do nosso Pai Fundador, o Bem-aventurado Francisco Jordan.
A experiência foi muito emocionante para todos nós, possibilitando adquirir novo cabedal apostólico no espírito salvatoriano, haja vista estar em um país de língua estrangeira e com uma realidade tão distinta de Igreja. Uruguai é um país fecundo, cheio de desafios, aonde o carisma salvatoriano pode acontecer em todo seu esplendor e dar bons frutos à Igreja e à sociedade. O país, ao apresentar uma realidade Eclesial diferente do Brasil, configura uma sociedade que respeita a fé, mas não se envolve com “o religioso”. Um país onde ser religioso torna-se insignificante e por vezes motivo de zombaria.
Conhecer e viver um pouco dos desafios cotidianos das Irmãs que lá se encontram, além do clima fraterno de Família Salvatoriana, permitiu que nos sentíssemos em casa. O povo foi muito acolhedor e abraçou conosco esta proposta, propiciando todos os meios para que esta missão se realizasse da melhor forma. Também ressaltamos a receptividade da minha família, que muito colaborou para que nos sentíssemos plenamente acolhidos. Enfim, a todos queremos agradecer por nos permitir viver uma experiência tão rica, aonde não contamos com a presença do ramo masculino da Família Salvatoriana.
Particularmente para mim, Jn. Emiliano, SDS, foi muito valiosa a visita e a presença do Jn. Fabiano, SDS e Pe. Paulo, SDS, sendo que é a segunda vez que confrades da Província Salvatoriana Brasileira pisam em terras Uruguaias. Em dezembro de 2022, por ocasião da minha primeira renovação dos votos, o Pe. Silvio Aparecido da Silva, foi ao Uruguai. Agora, com uma visita mais extensa, penso que pudemos manifestar e contagiar um pouco mais com a proximidade do ramo masculino da nossa Família Religiosa, numa cidade que respira o carisma salvatoriano, graças à entrega e ao ardor apostólico das Irmãs Salvatorianas.
Jn. Emiliano Manuel Álvarez Rodríguez, SDS