19 de Março de 2025
Entrada no Noviciado e Primeira Profissão Religiosa
Noticia
Institucional
No dia 18 de janeiro de 2025, no Santuário do Senhor Bom Jesus de Conchas/SP, às 19h, aconteceu a Celebração Eucarística de Entrada no Noviciado e Primeira Profissão religiosa.
No ano de 2024, o Noviciado Salvatoriano, num modo ad experimentum (de experiência), retornou à cidade de Conchas/SP, no Instituto Nossa Senhora Aparecida. Durante todo o ano, seis noviços puderam realizar sua experiência de noviciado, culminando na profissão religiosa celebrada. Os noviços que fizeram sua primeira Profissão Religiosa e agora são junioristas salvatorianos foram: Jn. André Adão Costa (Brasil), Jn. Antônio Ierandi Holanda Maciel de Lima (Brasil), Jn. Belito Emílio Castigo (Moçambique), Jn. Djalma Rodrigo da Silva (Brasil), Jn. Odássio António Agostinho (Moçambique) e Jn. Patreque Elias Jere (Moçambique).
Antes da profissão religiosa, os professos realizaram, juntamente com os pré-noviços, que agora estão em sua experiência de noviciado, um retiro espiritual de 5 dias. O retiro teve início no dia 13 de janeiro e foi até o dia 17, tendo como pregador o Pe. Samuel Alves Cruz, SDS, na cidade de Várzea Paulista, no Instituto São José. Os jovens retirantes puderam percorrer, junto ao pregador, um caminho de proximidade, intimidade e encontro com o Divino Salvador, através de colóquios em grupos e pessoais, momentos de deserto e oração comunitária.
Os noviços que agora fazem sua experiência são: Arnol Oswaldo Tituaña Gualli (Equador), Giovel Alberto Larez (Venezuela), Juan David Ariña Meza (Colombia), Leocádio André (Moçambique), Mateus Barrichelo (Brasil), Nadson da Silva Mesquita (Brasil) e Ritxo Tomás Cornélio (Moçambique).
A celebração eucarística do dia 18, presidida pelo Superior Provincial, Pe. Francisco Sydney Macêdo Gonçalves, SDS, foi marcada pela presença de religiosos, religiosas, leigos salvatorianos, familiares, amigos e toda a comunidade paroquial. Tendo por lema de sua Primeira Profissão Religiosa “Fazei tudo o que Ele vos disser”, do Evangelho de João 2,5; os junioristas consagraram-se a Jesus Cristo, o Divino Salvador, pelos votos de pobreza, castidade e obediência, para uma vida de serviço apostólico na Sociedade do Divino Salvador; e receberam das mãos do Superior Provincial uma insígnia (um sinal) – um anel de prata, simbolizando o compromisso feito.
Os noviços, por sua vez, receberam das mãos do Diretor Provincial o material básico para a experiência que se propuseram. Os sinais que os noviços recebem tornam-se pilares que os acompanharão e os lembrarão de sua missão na Sociedade do Divino Salvador, e não apenas por um ano, mas por toda a sua vida, através do carisma salvatoriano, a saber: a Bíblia, uma cruz, as Constituições da Sociedade do Divino Salvador, a Liturgia das Horas e uma vela.
Enfim, a celebração encerrou-se com uma confraternização no salão paroquial, aberta a todos os membros da comunidade. Agradecemos ao Divino Salvador por ter inspirado esses nossos irmãos na vocação religiosa salvatoriana, e pedimos a intercessão do Bem-Aventurado Francisco Jordan, nosso fundador, para que sempre correspondam ao amor salvífico de Deus em sua vida e vocação.
Jn. Djalma Rodrigo da Silva, SDS