Ser padre é uma missão. Significa ser ponte entre o céu e a terra, ser voz da esperança, ser farol que ilumina os caminhos do povo. E mais: é ser abraço que conforta os corações aflitos, espelho que reflete a bondade divina, pai que orienta os filhos que Deus lhe confiou.

Mas você já parou para pensar no que te faz realmente feliz? Aquela coisa que te move, que te dá um frio na barriga de entusiasmo? Talvez, lá no fundo, você esteja sentindo um chamado especial, que te convida para uma jornada diferente. E se essa jornada fosse o sacerdócio?

O que significa ser padre?

Ser padre é muito mais do que usar batina, celebrar a Missa e administrar os sacramentos. É ser um homem de Deus, consagrado a Ele e ao serviço da Igreja.

Logo, deve viver em perfeita comunhão com Cristo, anunciar o Evangelho a todos e levar esperança às pessoas. Ainda mais: é ser amigo, confidente, guia espiritual. Mas também ser um operário feliz e realizado da videira do Senhor!

Portanto, é um caminho de entrega, de serviço e de amor, que se percorre com uma vida dedicada à oração e ao estudo. 

Como identificar os sinais da vocação ao sacerdócio?

A vocação é um dom de Deus, um presente que Ele nos concede. Mas como saber se você recebeu a missão de servir a Igreja como padre?

Identificar os sinais da vocação ao sacerdócio não é uma tarefa fácil. Muitas vezes, são sinais sutis, que podem ser confundidos com outros sentimentos. No entanto, alguns indicativos podem ajudar nessa jornada de discernimento. Então confira!

  • Atração pela vida espiritual: Você sente um profundo desejo de viver uma vida mais próxima de Deus? Tem necessidade de aprofundar sua fé? E mais: gosta de rezar, de participar da missa e se esforça para estar nela sempre que possível? Pois saiba que esses desejos são o cotidiano dos padres!
  • Amor pela Igreja: Você se sente conectado à Igreja e deseja contribuir para seu crescimento? Sente-se em casa na sua comunidade e deseja fazer parte dela de forma ativa? Também estes são sinais de que Deus o está chamando ao sacerdócio.
  • Desejo de servir aos outros: Você tem um coração generoso e sente prazer em ajudar as pessoas? Preocupa-se com o bem-estar dos outros? Tem um desejo enorme de fazer a diferença no mundo? Saiba que o padre faz a diferença na vida de muitas pessoas!
  • Atração pela Eucaristia: Você sente uma profunda devoção à Sagrada Eucaristia? Tem desejo de estar diante do Santíssimo Sacramento em adoração? Sente amor por Jesus Eucarístico? Estes são sinais muito claros de que você exerceria sua missão como padre com amor!
  • Paz interior ao pensar no sacerdócio: Quando você pensa em ser padre, sente uma paz interior e uma sensação de que esse é o seu lugar? Consegue se imaginar como padre? Se a sua resposta é sim, é muito provável que a sua vocação seja realmente essa!

Ser padre: a vocação salvatoriana pode ser o seu caminho!  

Dentro da Igreja Católica, existem diversas congregações religiosas, cada uma com carismas específicos. E entre elas está a Sociedade do Divino Salvador, mais conhecida como Salvatorianos, fundada pelo Bem-Aventurado Francisco Jordan, em 8 de dezembro de 1881.

Atualmente, os Salvatorianos exercem seu apostolado em 40 países, nas mais diferentes partes do mundo. Mas a Sociedade do Divino Salvador não é formada apenas por padres. Na verdade, os padres Salvatorianos são parte da Família Salvatoriana, que inclui as Irmãs Salvatorianas (Congregação das Irmãs do Divino Salvador), e Leigos e Leigas Salvatorianos (Comunidade Internacional do Divino Salvador). E a missão da Família Salvatoriana é levar o mundo ao Salvador, para que todos conheçam a Ti, Deus único e verdadeiro, e aquele que enviastes, Jesus Cristo!

Os Salvatorianos são consagrados que se dedicam a anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, o Divino Salvador, especialmente aos jovens e aos mais pobres. Logo, ser padre Salvatoriano é trabalhar pela salvação de todos, especialmente dos mais necessitados.

Assim, ser padre Salvatoriano é ser um missionário, um educador, um pastor… É aquele que se sente salvo por Jesus, já que Ele é seu amigo, irmão e Senhor, e por isso quer conduzir outros à salvação. Como diz nosso fundador: “Deves proclamar ao mundo inteiro que todos conheçam o único Deus verdadeiro e Aquele que Ele enviou, Jesus Cristo” (Bem-aventurado Francisco Jordan).

O Carisma Salvatoriano

Ser padre Salvatoriano é diariamente dedicar-se a:

Anunciar o Evangelho: A evangelização é o coração do carisma Salvatoriano. Logo, ser um Salvatoriano significa estar comprometido com a missão de levar a mensagem de Cristo Salvador a todos, instruindo-os na verdade. E isso se manifesta concretamente através de pregações, catequeses e do testemunho particular de vida cristã de cada sacerdote, como uma grande instrução sobre o caminho a ser seguido.

Serviço: Inspirados pelo exemplo do Divino Salvador, os Salvatorianos dedicam-se a um serviço ao outro. Logo, isso inclui trabalhar em projetos sociais, paróquias, comunidades e outras iniciativas que promovem a dignidade humana e a justiça social. 

Viver em comunidade: A vida comunitária é um dos pilares da vida de um padre Salvatoriano. O que não apenas fortalece a fé pessoal, mas também serve como um testemunho vivo do amor de Cristo. Além disso, a comunhão com outros membros de uma comunidade Salvatoriana proporciona apoio espiritual e emocional, e oportunidades de crescimento conjunto na fé. Portanto, os salvatorianos vivem em fraternidade, partilhando seus bens e trabalhando juntos para a Salvação de todos!

Vida de oração: A oração é o alicerce da vida Salvatoriana. Através da oração diária, meditação, e participação nos sacramentos, os Salvatorianos fortalecem sua relação com Deus e encontram a inspiração e a coragem para sua missão. A vida de oração alimenta o zelo missionário e mantém os Salvatorianos conectados com a fonte de sua fé e vocação.

Quero ser padre, o que fazer?

Não tenha medo de seguir seu coração! A vocação é um dom pessoal e a tua verdadeira felicidade depende da tua resposta a esse dom! E quando o medo e a insegurança quiserem gritar, lembre-se: Se Deus te chamou a ser padre, Ele te dará todas as graças necessárias para que você possa responder com alegria e generosidade.

Se você sente um chamado para o sacerdócio e se identifica com a espiritualidade salvatoriana, o primeiro passo é conversar com um padre ou religioso. Ele poderá te orientar e te ajudar a discernir sua vocação.

Converse com nosso orientador vocacional, preencha o formulário e entraremos em contato: VOCACIONAL SALVATORIANOS.